Atrativos turísticos

Igreja Matriz– em estilo romano-renascentista, foi inaugurada em 1928, sendo que suas obras foram iniciadas um século antes. Uma estátua do padroeiro da cidade, Santo Antônio, ocupa lugar de destaque no altar. 

Fonte Imperial - Construída em 1847, recebe o nome por ter sua construção sido autorizada pelo Imperador Dom Pedro I, após breve passagem pela cidade. 



Museu antropológico Caldas Júnior: Antigo casarão que hospedou o Imperador Dom pedro I e foi moradia da família fundadora do Grupo Caldas Júnior ( Hoje Rádio Guaíba e Correio do Povo).


Gruta Nossa Senhora de Lourdes: localizada em um ambiente tranquilo e rodeado pela natureza, possui uma vertente natural de água, considera pelos fiéis como abençoada. 

Casario da Avenida Borges de Medeiros: Na rua do Centro Histórico Patrulhense, povoada por vários casarões coloridos em estilo luso-açoriano do início do século XIX. 


Oratório de Santo Antônio – Localizado nas escadarias da rua Cel. José Maciel., o local é ponto de encotnro dos devotos do Santo Casamenteiro e padroeiro da cidade.

Pira da Pátria – O local onde foi erguida a Pira da Pátria é o marco do inicio da vida administrativa da cidade. Ali Ignácio José de Mendonça e Margarida Exaltação da Cruz construíram em 1760 uma capela dedicada a Santo Antônio, a primeira Igreja do Litoral Norte.

Caminhos da Fé – Espaço turístico e de orações, localizado em trecho da rua 15 de Novembro, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, com o apoio da Paróquia Santo Antônio, criou os “Caminhos da Fé”. Ao longo deste caminho, arborizado e iluminado foram instaladas capelas com imagens de santos escolhidos pela comunidade, impulsionando o turismo religioso na região, além de retratar também a história dos colonizadores luso-açorianos.

Monumento aos sete fuzilados: Localizado no Cemitério Municipal o monumento é uma homenagem a os sete jovens que foram perseguidos, capturas e fuzilados durante a Revolução Federalista (1893/95).


Lagoa dos Barros: abriga a magia de lendas e mitos e, no verão, é ponto obrigatório de descanso para a população que nela busca o lazer nos finais de semana.


Parque da Guarda: complexo de lazer e turismo, com 42 hectares de área e completa infraestrutura (quadras esportivas, piscinas térmicas, playground, bar e lancheria). Faz parte, ainda, do complexo o Monumento a Santo Antônio (maior estátua religiosa do RS), Circuito Cultural, Sítio do Caninha, Museu da Cachaça de Alambique, moenda antiga, trilha ecológica.


Biblioteca Pública Municipal Julio Costa - Criada em 1958, atualmente possui mais de 11.000 livros, periódicos, jornais e revistas, materiais especiais, Cd, DVD e VHS. A biblioteca possui diversos setores/serviços, tais como: Biblioteca Infantil; Telecentro de Informática; Coleções do Acervo; Área de Pesquisa; Setor de Empréstimo; Videoteca Pública; Sala Açoriana; Coleção Especial: Hino do Açores. A biblioteca é localizada na cidade alta, ao lado da Prefeitura Municipal.


Sala Açoriana - Exposição com presentes que o povo açoriano enviou aos patrulhenses em 20 de abril de 1991. A importância deste acervo está em resgatar as raízes açorianas na área norte litorânea do Rio Grande do Sul, bem como criar mecanismos de intercâmbio cultural e memória entre a região açoriana (Litoral Norte) e o Arquipélago dos Açores. Faz parte da Sala: trajos, artesanato, quadros, postais, livros, bonecas...


TURISMO RURAL:

Café União Monjolo - Relíquia de família- Fica localizado a 8 km da sede do município de Santo Antônio, no 5º Distrito, numa propriedade de 18 hectares. Um Café/restaurante foi montado a fim de aproveitar o potencial turístico do local através da culinária. A mobília do restaurante é rústica e a decoração é feita de utensílios antigos, que eram de familiares da proprietária. O café da Dona Maria, como é conhecido, serve almoço, café e janta, sempre com agendamento. Um lugar maravilhoso para desfrutar momentos legais junto à natureza.

Vinícola Zolin - Onde se produz vinho tinto de mesa seco, vinho de tinta suave, bordô, Cabernet Sauvignon, Merlot onde a maioria das uvas utilizadas na fabricação é proveniente da produção do sítio.

Alambique do Antônio - O Alambique do Sr. Antônio Bernardes, o Nico, tem 20 anos de atividade. Produz 200 litros diários de cachaça no verão e 70 litros no inverno. Começou há mais de 40 anos, com seu pai, produzindo açúcar e melado. A família possui uma área própria de plantação de cana-de-açúcar, fornecendo matéria-prima para o alambique. As melhores colheitas acontecem de julho a dezembro. O alambique funciona todos os dias, menos aos domingos. 


Alambique Guarda Velha - O alambique da cachaça do Parque da Guarda produz as cachaças Guarda Velha que é envelhecida em barris de carvalho e Original Brazil, a cachaça branca bi-destilada, especial para a caipirinha. Utilizando canas-de-açucar selecionadas e plantadas no parque, todo o processo artesanal de produção é feita no alambique, que foi projetado para receber visitas. Localiza-se dentro do Parque da Guarda, um grande parque turístico da região para maiores informações entre no site: www.parquedaguarda.com.br.


Alambique Lagoa dos Barros - De 1973 a 1993, o Sr. Antonio José Bernades, também conhecido como Nico Fila, produziu cachaça artesanal em seu alambique. Na época da instalação do alambique, as cachaças produzidas no município não possuíam controle técnico. Em 2003, dois de seus filhos, em parceria com um amigo, resolveram reativar o alambique fechado pelo pai. Para isto, construíram um prédio novo, compraram equipamentos modernos e se propuseram a fabricar uma cachaça diferenciada, de qualidade, com total controle de higiene da cana. Além de acompanhar a produção da cachaça, o visitante poderá apreciar a bela paisagem , visitar o parque temático, degustar e adquirir a cachaça produzida no local, bem como outros produtos derivados da cana de açúcar.

Alambique Santo Antônio - Produtor das Cachaças e Licores Fonte Imperial. As Cachaças e Licores Fonte Imperial estão presentes em todos os eventos que divulgam Santo Antônio da Patrulha no Estado e fora dele. Os proprietários, preocupados com a qualidade de seus produtos, investem em treinamentos e qualificação de seu pessoal e seleção da matéria-prima utilizada em seu processo de produção, o que os torna preparados para a fabricação de um produto de qualidade. O Alambique Santo Antônio foi estruturado para ser um modelo de empreendimento ecologicamente sustentável, oferecendo ao turista um diferencial no Turismo Rural e no Ecoturismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário