Projeto “Santo Antônio da Patrulha: Turismo histórico e rural”

Projeto “Santo Antônio da Patrulha: Turismo histórico e rural”

Justificativa: O munícipio de Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros municípios do Estado do Rio Grande do Sul, tornando-se vila em 1809, junto a Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo. Recebeu imigrantes açorianos desde 1760, aproximadamente. A presença da cultura luso-açoriana é fortemente observável. Durante o povoamento, a agricultura, gradativamente, foi se tornando forte para a subsistência, impulsionando a economia deste que se formava. O produto que impulsionou foi a cana-de-açúcar, e os derivados, como a cachaça. Considerando os aspectos históricos que são fortemente observáveis na arquitetura (e em outros aspectos também) do município, assim como a importância da agricultura e da zona rural para o desenvolvimento rural do munícipio, surge a necessidade de agregar tais fatores ao turismo. O turismo, que é grande fonte de renda e de desenvolvimento dos municípios, agrega valor à região pertencente, tornando-a atrativa. O turismo é uma forma um tanto mais sustentável de aumentar os rendimentos de um município, quando se prioriza o cuidado com o aspecto histórico e com o aspecto ecológico. Levando em consideração tais argumentos, é perceptível a necessidade de resgatarmos, no município de Santo Antônio da Patrulha, suas potencialidades históricas e rurais para o turismo. Já há uma preocupação com estes aspectos, porém diante da impressionante potencialidade do município, é preciso que estes esforços sejam multiplicados, propiciando um melhor aproveitamento deste potencial.

Potencialidades e articulações do entorno: A cidade de Santo Antônio da Patrulha tem uma localização privilegiada no coração das principais regiões do estado: Grande Porto Alegre, litoral norte, Paranhana e serra gaúcha.  Com um entroncamento rodoviário estratégico, possibilita uma logística ideal para produção, escoamento e descentralização de expansão industrial, como tem a economia, hoje em dia, bem diversificada. A cidade tem grande potencial econômico e, através do turismo, o desenvolvimento local pode ser percebido nos últimos anos. Dois fatores importantes também vêm a contribuir para este desenvolvimento, que são: o compromisso que a cidade tem com questões ambientais e os centros tecnológicos, que agregou, voltados às potencialidades da região. Podemos citar o polo da FURG, onde estamos cursando Bacharelado em administração, na modalidade EAD.
As potencialidades turísticas da cidade são principalmente estas:
·         Pontos turísticos históricos - A história da cidade de colonização basicamente açoriana que mais tarde recebeu também povos de descendência italiana, Alemã e Polonesa. Eterniza-se através de monumentos e da arquitetura que conta um pouco da história e acontecimentos de grande importância do nosso estado.
·         Atrativos naturais e de lazer - A Lagoa dos Barros é uma excelente opção para banho. Suas águas não são poluídas, praias calmas, sem buracos. A água por ser muito ácida, não possui peixes, mas também temos de atribuir o fato de não haver rios que nela desembocam. É dela a maior captação de água do planalto.
Em Santo Antônio da Patrulha, há um camping municipal, que no verão é o ponto de encontro do pessoal da região, bem como de outros locais que vem para descanso e a única praia da lagoa, que conta com guaritas de salva-vidas e bares. O Parque da Guarda é outro atrativo da cidade, em uma área de 42 hectares, possui uma completa infraestrutura para o lazer.
·         Turismo rural - Com uma rica gastronomia e diversas opções para degustação de vinhos e cachaças, a cidade oferece muitos lugares onde é possível desfrutar de uma boa culinária e bebidas e também conhecer o processo artesanal de fabricação da cachaça, usando a cana de açúcar, matéria prima muito importante na formação econômica de Santo Antônio da Patrulha.

Objetivos:
  • ·        Resgatar a importância histórica do município, através do turismo histórico.
  • ·         Conscientizar a população da importância histórica do município, assim como do desenvolvimento do turismo da região.
  • ·         Resgatar a memória de festas tradicionais da região, como Cavalhadas, Terno de Reis, Moenda da Canção e Baile de Masquê, envolvendo a população e turistas.
  • ·         Divulgar as potencialidades do município, tanto na questão histórica quanto rural para o turismo, através do Polo Universitário, transformando-o em impulsionador do resgaste histórico.


Desenvolvimento do projeto:
Impulsionador: Polo Universitário de Santo Antônio da Patrulha
Duração: entre um ano e dois.

Atividades:
·         * Resgate das festas tradicionais da região:
- Propiciar um momento de vivência entre alunos do Polo, funcionários e população, através de divulgação das festas tradicionais do município (Cavalhadas, Terno de reis, Baile de Masquê). Pode ser feito com exposição fotográfica, narrativas, uma festa semelhante à tradicional, etc.
- Resgate da história da Moenda da canção. Pode ser feito através de exposição fotográfica ou divulgação de vídeos.
·        *  Resgate dos pontos turísticos históricos:
- Propiciar um momento de vivência entre alunos do Polo, funcionários e população, através de uma “Jornada” pelos pontos turísticos. Cada curso pode ficar responsável por um ponto, visitá-lo e apresenta-lo aos demais cursos e a população.
·       *   Divulgar o turismo rural da região:
- Realizar visitas culturais aos espaços de turismo rural de Santo Antônio da Patrulha para alunos, funcionários e população.
- Divulgar os espaços de turismo rural existentes.

Observação: Para todas as atividades, sugere-se que seja bastante divulgado em redes sociais, para que o alcance do projeto seja o maior possível.

Projeto realizado para a disciplina de Tópicos em EAD - Curso de Administração - FURG - 2013/2
Alunas: Emanuele Passini, Endryelle da Silva Santos, Evanir Osório e Lourdes Helena de Oliveira.Professores André Luis Castro de Freitas e Zélia Seibt do Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário